O ESTUDO DA HISTÓRIA ANTIGA ATRAVÉS DAS FONTES ESCRITAS

Autores

  • Thiago Israel Paiva Lopes
  • Meize Regina de Lucena Lucas

Resumo

Introdução A disciplina de História Antiga possui como proposta central de avaliação a elaboração de um seminário a partir do estudo e análise de fontes escritas do mundo grego e romano, como por exemplo: Da República (54 a 51 a.C.) de Marco Túlio Cícero e Édipo Rei (427 a.C.) de Sófocles, onde os discentes devem produzir uma problemática histórica a partir da leitura e dessas fontes. Portanto, será desenvolvido uma análise sobre a importância da monitoria para o acompanhamento e orientação aos alunos da disciplina na construção deste seminário. Objetivos Demonstrar os mecanismos e estratégias elaboradas pelo monitor para auxiliar os discentes no processo de desenvolvimento do seminário da disciplina de História Antiga. Demonstrar a monitoria como um espaço de necessária interação entre o monitor e os alunos para a realização do seminário. Metodologia A metodologia adotada para a execução da monitoria se ramifica em três etapas: apresentação da proposta do seminário a partir de documentos norteadores, oficinas de análise de diversas fontes escritas e o acompanhamento semanal com as equipes. Todas as etapas aqui elencadas ocorreram através de reuniões realizadas em um aplicativo de comunicação por vídeo com o intuito de maximizar a interação entre monitor e discentes. Resultados Como resultado da análise, foi observado que através da monitoria foi possível que os alunos desenvolvessem melhor a análise histórica em torno das fontes escritas da antiguidade, através da seleção de temas e problemáticas por eles definidas, fatores nos quais o auxílio da monitoria foi essencial para ser bem realizado. Dessa forma, a monitoria solucionou as dúvidas referentes a diversos aspectos do seminário para com os alunos de modo que foi possível que a conclusão do trabalho atendesse à proposta da disciplina.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência