O USO DO DISCORD COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA APLICADA A MULTIMÍDIA
Resumo
Algumas disciplinas no curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) possuem diversas atividades práticas que geram interações entre estudantes e são apresentáveis. Porém, nem sempre há tempo e espaço dentro de sala para estas interações. Para suprir esta demanda, algumas ferramentas e metodologias são aplicadas para dar suporte ao tradicional espaço sala-aluno-professor. Uma destas ferramentas é um aplicativo web/desktop de comunicação chamado Discord, que vem sendo aplicado na disciplina de Matemática Aplicada a Multimídia I (MAMI), sob a orientação da professora mestre Mara Bonates. Através da aplicação, é possível criar seções dedicadas exclusivamente a certos tópicos e aulas, fomentando discussões sobre os conteúdos e oferecendo um espaço para expor e pedir auxílio nas tarefas passadas pela professora. Além disso, é possível realizar chamadas de áudio para acompanhamentos de monitoria, estes realizados por um monitor associado à disciplina. Para os dois semestres de 2022 foram criados dois servidores, que são uma espécie de espaço digital restrito a pessoas convidadas, para dar suporte à sala de aula de MAMI seguindo duas propostas - a primeira seria de fomentar discussões e auxiliar nas tarefas da disciplina e a segunda seria criar um espaço para realização de monitorias remotas. Quanto às tarefas, houve poucas discussões dentro dos servidores, sendo restrita a poucos alunos, porém diversas dúvidas puderam ser sanadas tanto pela professora quanto pelo monitor. Entretanto, a segunda proposta foi realizada com sucesso em ambos os semestres, com acompanhamentos semanais, tendo uma maior adesão de estudantes. MAMI é considerada dentro do curso de SMD uma disciplina pesada e com alta taxa de desistência, porém com a aplicação de ferramentas e metodologias de suporte ao modelo tradicional de aula, esta taxa pode ser reduzida e as demandas de trabalho puderam ser suavizadas para as turmas, garantindo um melhor aproveitamento por parte de todos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.