OFICINA DE PROTOTIPAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR
Resumo
A disciplina Interação Humano-Computador possui o intuito de apresentar e conceituar os princípios da interação humana com os diversos sistemas tecnológicos existentes, e estabelecer os pilares da experiência do usuário, incentivando a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala. O objetivo desta pesquisa é relatar o impacto da apresentação de uma oficina de prototipação no aprendizado dos alunos. Para Don Norman (1988), o design centrado no usuário possui foco na criação de produtos que atendam necessidades reais, de fácil utilização e compreensão. Partindo desse princípio, os monitores da disciplina Interação Humano Computador ministraram uma oficina a fim aplicar o que defende Norman. Uma oficina é uma ferramenta de aprendizagem que promove a troca de conhecimentos de maneira dinâmica, permitindo que os participantes sejam atores no processo. A oficina foi organizada para promover discussões sobre o processo de construção de protótipos de aplicações, conceituando o processo de design, definindo e caracterizando protótipos e exemplificando os principais sistemas de design. Foi realizada uma breve apresentação de ferramentas para organizar projetos e criar protótipos. Ao final, foi proposto uma atividade para que os estudantes construíssem modelos de protótipos a partir de um briefing, permitindo que os discentes pusessem em prática os conceitos aprendidos, bem como possibilitou que os monitores demonstrassem a utilização do Figma. Isso permitiu a troca de ideias, experiências e conhecimentos entre os alunos, relacionando os conceitos teóricos com conhecimentos práticos, e promoveu o aprendizado interdisciplinar. Foi aplicado um questionário para coletar opiniões acerca da oficina e sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Observou-se que a apresentação foi muito relevante para que os discentes refletissem sobre as práticas no meio profissional, assim como incentivou a aplicação dos conceitos para construir sistemas e aplicações com mais facilidade.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
OFICINA DE PROTOTIPAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3865. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88149