PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MANIPULAÇÃO DOS MATERIAIS DENTÁRIOS PARA AUXILIAR NAS ATIVIDADES PRÁTICAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA
Resumo
A utilização de diferentes recursos didáticos apresenta grande importância para o processo de aprendizagem. Entre esses meios, a produção de vídeos didáticos pode permitir uma possível melhora na aplicação do conteúdo e uma interação entre monitor-aluno-conhecimento. O objetivo deste trabalho é verificar a relevância da produção de vídeos englobando o passo a passo das manipulações para auxiliar nas práticas diárias dos alunos de Odontologia, na disciplina de Materiais Dentários nos semestres 2021.2 e 2022.1. Desse modo, aplicou-se um formulário desenvolvido na plataforma Google Forms contendo 5 perguntas objetivas e 1 subjetiva, sendo avaliado: conexão dos vídeos com as aulas ministradas; execução das práticas após o contato com os vídeos; qualidade do conteúdo, comentários e sugestões para realização de melhorias. Dos 68 alunos matriculados na disciplina, 41 responderam ao formulário. Entre esses, 100% concordaram que a utilização de materiais visuais auxilia na aprendizagem; 95,1 % concordaram que o conteúdo presente nos vídeos se conecta com os assuntos ministrados em sala; 95,1% concordam que os vídeos facilitam a execução das práticas diárias e 100% se sentiram mais preparados para realização das manipulações após assistirem ao vídeo. Quando questionados sobre a qualidade dos vídeos, 70,7% avaliaram como muito bom e 29,3% como bom. Foi sugerido que os vídeos fossem reproduzidos anteriormente as práticas e os comentários, em sua maioria, destacaram a importância da metodologia, facilidade de acesso durante a prática, qualidade de conteúdo e da produção dos vídeos. Sendo assim, conclui-se que a produção e a utilização dos vídeos como material de apoio para as práticas diárias proporcionaram um contato prévio os materiais utilizados na disciplina e na faculdade, um meio para sanar dúvidas sobre as manipulações, uma maior segurança para realização das atividades propostas e contribuiu no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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