SISTEMA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA POR MEIO DE FLASHCARDS NA DISCIPLINA DE PARASITOLOGIA

Autores

  • Roelbe do Carmo Bezerra Junior
  • Daniel Urano de Carvalho Sugo
  • Domingues Sávio de Sousa Magalhães Filho
  • João Victor Monteiro Souza
  • Maria Jania Teixeira

Resumo

Introdução: A metodologia ativa é reconhecidamente um processo na qual o aluno assume o protagonismo do seu aprendizado. O Sistema de Repetição Espaçada é uma metodologia ativa que se baseia na curva de esquecimento e retenção de Hermann Ebbinghaus, que afirmava que o conhecimento, quando não revisitado, tende a ser esquecido. Objetivos: Implementar o Sistema de Repetição Espaçada por meio de Flashcards, utilizando o aplicativo ANKI na disciplina de Parasitologia. Métodos: O monitor previamente confeccionará os flashcards com perguntas e respostas sobre os principais pontos de cada tema abordado em aula, assim como nas práticas realizadas em laboratório. A confecção dos flashcards é realizada por meio do aplicativo ANKI, que utiliza algoritmos para revisitar o conteúdo no limite do esquecimento, mostrando com mais frequência assuntos que o aluno tem mais dificuldade e com um intervalo maior, aqueles na qual ele está com aprendizado mais efetivo. Resultados e discussão: Espera -se com a utilização desse método que os alunos tenham um aprendizado mais sólido e consistente, baseado em um aprendizado efetivo, na qual a retenção da informação a longo prazo proporcionará o acesso ao conhecimento de forma comprovadamente mais fácil no futuro. Essa metodologia ativa de conhecimento também fornecerá metodologias alternativas de estudo para àqueles que não conhecem este modelo, sendo dessa forma algo replicável para outras disciplinas. Conclusão: A atividade proposta que está em andamento, possibilitará ao aluno o protagonismo da formação do seu conhecimento, bem como fornecerá ferramentas para que esse conhecimento seja construído. Além disso, ao construir os flashcards, o monitor estabelece mais intimidade com o conteúdo a fim de repassar os pontos fundamentais de cada conteúdo para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência