USO DE METODOLOGIA ATIVA PARA MELHORIA DO APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA GERAL PARA O CURSO DE FARMÁCIA DA UFC.
Resumo
Diante a formação acadêmica, o aluno é o centro do aprendizado, onde cada atividade desenvolvida tem a finalidade de trazer a melhoria do ensino no decorrer da disciplina. Neste viés, a disciplina de Farmacologia Geral é exuberante e extensa aos critérios de conteúdo, necessitando que o aluno dedique muito tempo ao estudo a esta, porém, o mesmo há necessidade de estudar para suas outras disciplinas. Isso pode resultar em um não aproveitamento e aprendizado. Objetivo: Avaliar o uso de mapa conceitual e caso clínico no ensino-aprendizado da Farmacologia. Métodos: Inicialmente foi aplicado pelos monitores e Docente o uso de uma metodologia ativa, com a produção de um caso clínico envolvendo o tema de Fármacos Anti-hipertensivos e a resolução desta atividade foi realizada na sala de aula com a formação de grupos para a produção de um mapa conceitual. Resultados: Ao final da atividade foi gerado um formulário de avaliação e aplicado aos mesmos. Obtivemos um número amostral de 35, as respostas a atividades foram positivas, as notas de avaliação eram de 0 a 5, o questionário constava com 8 questões. Seus resultados foram em relação a nota 5, excelente: o primeiro questionamento foi sobre a estruturação da atividade que obteve 70,6%; O segundo foi a avaliação do conhecimento técnico-científicos dos monitores sobre o assunto obtendo 85,3%; o terceiro foi sob viés dos alunos se a atividade auxiliou bastante no aprendizado em seu percentual de 70,6%; o quarto foi sobre a discussão entre os grupos se a formação destas divisões auxiliou na resolução da atividade com 67,3% e as demais questões foram em forma de avaliação sobre a atividades em forma de Feedback. Conclusão: A realização desta avaliação teve a proposta principal obtida, auxiliar os alunos em seus estudos para trazer o conhecimento da disciplina para sua formação e sendo bem estruturada diante a atividade promovida, a mesma recebeu Feedback positivo e negativos, sendo utilizados para a melhoria futura de atividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.