UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA ANKI NO ENSINO SOBRE ANATOMIA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O Anki é um programa virtual no qual há a possibilidade de responder a flashcards, que são automaticamente repetidos de forma espaçada pelo programa de acordo com as configurações estabelecidas pelo usuário. O método de sistema de repetição espaçada presente no Anki é baseado no conceito da Curva do Esquecimento, desenvolvido pelo psicólogo prussiano Hermann Ebbinghaus (1850-1909), sendo assim um programa capaz de propiciar ao seu usuário a memorização a longo prazo das informações. Os flashcards podem ser criados pelo usuário, o qual pode compartilhá-los para outras pessoas os estudarem. Objetivos: Relatar a experiência na confecção e no compartilhamento de flashcards, por intermédio do programa Anki, para alunos de Medicina do 2° semestre cursando a disciplina de anatomia do sistema cardiorrespiratório. Foi realizada a utilização de informações de uma bibliografia de anatomia humana cadavérica e artigos. o autor criou e compartilhou gratuitamente 6000 flashcards no Anki para os alunos. Em cada flashcard havia uma pergunta sobre a teoria de certo assunto, muitas vezes relacionada com informações textuais e audiovisuais provenientes da clínica médica, cirurgia, radiologia, patologia, histologia, embriologia e da fisiologia, propiciando uma visão holística do assunto. Havia também flashcards perguntando a nomenclatura de determinada estrutura anatômica apontada em uma imagem proveniente dos atlas fotográfico ou ilustrado. Resultados: Os alunos que têm utilizado os flashcards relataram melhora substancial no aprendizado e na memorização dos assuntos. Conclusão: A confecção e o compartilhamento dos flashcards foi uma experiência bastante frutífera ao autor. A repetição espaçada feita pelo Anki tem auxiliado os discentes na fixação dos conteúdos, o que potencialmente beneficiará a futura prática profissional desses alunos, gerando um melhor atendimento aos seus vários pacientes.Downloads
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Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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