ANÁLISE TEMPOROESPACIAL DA EVOLUÇÃO COSTEIRA DE CAUCAIA- CE, ATRAVÉS DAS IMAGENS DO GOOGLE EARTH, PARA SUBSIDIAR INDICADORES DE VULNERABILIDADES E RISCO.
Resumo
A zona costeira de Caucaia passou por uma série de processos que alteraram sua dinâmica após a construção do Porto de Fortaleza, no bairro Mucuripe, na década de 1930, ocasionando transformações nos sistemas ambientais e no modo de reprodução socioespacial da população local. A construção dos espigões no litoral oeste de Fortaleza levou à saturação da dinâmica sedimentar local, refletindo na erosão do litoral de Caucaia no final da década de 1980. Nos últimos anos, os sistemas ambientais responsáveis pela manutenção da dinâmica sedimentar foram fortemente degradados pelo processo de urbanização, o que agravou os riscos costeiros. Nesse sentido, a presente pesquisa busca fazer uma análise temporoespacial da evolução costeira de Caucaia dos últimos 20 anos através das imagens do Google Earth. A metodologia utilizada será a análise integrada, através das técnicas de geoprocessamento, mais especificamente, o georreferenciamento e vetorização das imagens do Google Earth de agosto de 2012 e agosto de 2022. Após isso, comparar a evolução da linha de costa do litoral de Caucaia-CE, além de analisar o aumento do processo de urbanização na zona costeira do referido município. Essa etapa da pesquisa é fundamental para auxiliar na construção dos indicadores de vulnerabilidade e risco. O resultado encontrado foi que ao longo de seus 44 quilômetros de litoral, a linha de costa de Caucaia possui trechos que sofreram erosão, ocasionando perda da faixa de praia, e em alguns pequenos trechos obteve acréscimo de sedimentos. Os trechos que apresentaram maior erosão ocorreram em áreas bastante urbanizadas, enquanto o trecho que apresentou acréscimos de sedimentos foi nas áreas pouco urbanizadas e mais próximas ao Porto do Pecém.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ANÁLISE TEMPOROESPACIAL DA EVOLUÇÃO COSTEIRA DE CAUCAIA- CE, ATRAVÉS DAS IMAGENS DO GOOGLE EARTH, PARA SUBSIDIAR INDICADORES DE VULNERABILIDADES E RISCO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1867. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89005