AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E OS ASPECTOS GEOAMBIENTAIS DO MEIO CRISTALINO DE CANINDÉ-CEARÁ
Resumo
O sertão cearense possui um histórico marcado por grandes períodos de estiagem ocasionadas pelo clima semiárido predominante nessa região, caracterizado por baixa pluviosidade e alta evapotranspiração. Sendo assim, é notável que as populações nessas áreas sofram com a escassez hídrica, o que impede o maior desenvolvimento da região e uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, é necessário buscar novas alternativas de obtenção de água, e uma das principais é através da explotação de água subterrânea por poços tubulares. Contudo, dependendo do contexto geológico, os poços podem apresentar comportamentos diferentes, sendo que os valores de vazão, níveis estáticos e dinâmico, profundidades dos poços e capacidades específicas são distintos de um poço para o outro. Com base nisso, o presente trabalho visa traçar uma relação e apresentar as possibilidades de uso dos dados do SIAGAS (Sistema de Informações de Águas Subterrâneas) /CPRM acerca dos poços do município de Canindé - Ceará com os aspectos geoambientais. Nesta avaliação foram utilizados os padrões hidrogeológicos como profundidade, distribuição dos poços e vazão relacionando-os com solos, clima, litologia e relevo. A partir dos dados disponibilizados, foi realizado um tratamento básico em ambiente SIG, utilizando o software Arcgis, e foram utilizadas ferramentas como o inverso da potência das distâncias (IDW) para a realização de interpolação de dados e geração de mapas temáticos com intuito de se visualizar os aspectos de uma forma conjunta e, assim, poder correlacionar tal produto com fatores que influenciam nos dados hidrodinâmicos.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E OS ASPECTOS GEOAMBIENTAIS DO MEIO CRISTALINO DE CANINDÉ-CEARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1874. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89012