AS APLICAÇÕES DAS MICROALGAS: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA
Resumo
Os ambientes marinhos abrigam uma enorme diversidade biológica de microalgas que representam uma grande fonte de compostos bioativos quase inexplorados. As microalgas são capazes de produzir moléculas bioativas, como pigmentos, ácidos graxos, peptídeos e esteróis. Alguns desses compostos são únicos e encontrados especificamente no ambiente marinho e podem ser cada vez mais usados como produtos bioativos naturais para aplicações específicas na biotecnologia. Este trabalho teve como propósito realizar um landscap das microalgas no setor biotecnológico. Utilizando como estratégia de busca o termo microalgae* nos bancos de dados de patentes e no Cortellis Intelligence, permitindo identificar os avanços das pesquisas e desenvolvimento de produtos biotecnológicos, as principais universidades e indústrias que detém patentes em microalgas. Assim, foi possível observar que são mais de nove mil documentos de patentes, que há depósitos de patentes desde 1982. Em 2019 atingiu maior pico com 709 depósitos de patentes. A China foi o país que mais realizou depósitos de patentes, seguido dos Estados Unidos e da República da Coréia. Das 226 patentes depositadas no Brasil, 76 documentos são de inventores/pesquisadores residentes. Os solicitantes que mais realizaram atividades de patenteamento das tecnologias e inovação relacionada às microalgas foram as Indústrias/Empresas (52%), Universidade (32%), Centro de Pesquisa (16%). A empresa Roquette Freres (n=14) da França foi a que mais protegeu seus inventos com microalgas no Brasil, seguindo da empresa Corbion Biotech (n=4) dos Estados Unidos. Dentre as patentes brasileiras se destacam a Universidade Federal do Rio Grande (n=8) e a Universidade Federal do Paraná (n=8). Diante desse cenário prospectivo, é possível verificar a relevante importância econômica e industrial das microalgas no estabelecimento de novas aplicações biotecnológicas.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AS APLICAÇÕES DAS MICROALGAS: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1875. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89013