AS FAKE NEWS COMO CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD 2021
Resumo
O nosso trabalho tem como objetivo principal analisar as diversas formas que o tema Fake News é abordado nas coleções de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas submetidas à avaliação do PNLD 2021 na Escola de Ensino Médio Professor Otávio Terceiro de Farias, em Fortaleza. Partindo da discussão sobre quais conteúdos são considerados relevantes socialmente para se tornarem currículo, tanto em Young como em Bourdieu, fizemos uma discussão da relevância do tema Fake News dentro do contexto político e social brasileiro a partir de 2016 até os dias atuais para compreender a sua escolha como conteúdo nos livros didáticos em todas as coleções submetidas à avaliação no PNLD 2021. Utilizamos como aporte metodológico as orientações sobre a análise do livro didático de Simone Meucci, que busca compreender as diversas relações sociais que perpassam a elaboração produção e comercialização dessas obras. A partir da perspectiva da Sociologia do Conhecimento, analisamos as obras a partir dos tópicos sugeridos por Meucci: sistematização, institucionalização e rotinização. Contabilizamos um total de 74 autores diferentes nas 11 coleções, o que revela uma variedade enorme de experiências e abordagens em relação à elaboração dos conteúdos. Nessa divisão, percebemos que quatro coleções têm apenas três autores, o menor número identificado, enquanto uma coleção apresenta 23 autores na sua elaboração. Esses números apresentam por si só uma miríade de perspectivas que, logicamente, se adaptaram aos imperativos editoriais, mas que imprimem aspectos de suas formações e posicionamentos no produto final. Como conclusão, percebemos que a relevância social do tema Fake News como conteúdo didático é enfatizado em todas as obras, porém, o modo como esse tema é abordado varia de acordo com o posicionamento dos autores e dialoga diretamente com os seus posicionamentos em outros tópicos presentes no livro, dentro de perspectivas que variam entre os espectros conservadores e progressista.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AS FAKE NEWS COMO CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD 2021. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1881. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89020