AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS MICROALGAS CHLORELLA VULGARIS E SCENEDESMUS OBLIQUUS EM EFLUENTE DE VÍSCERAS DE TILÁPIA PROCESSADO EM REATOR UASB.

Autores

  • Paulo Coelho de Alcantara
  • Vanessa Rodrigues Ferreira
  • José Oswaldo Beserra Carioca
  • André Luis Coelho da Silva
  • Andre Luis Coelho da Silva

Resumo

A biomassa produzida por diferentes espécies de microalgas em sido utilizada na produção de biogás, biocombustíveis, nas indústrias alimentícia, nutracêutica e farmacêutica. Já a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) é um dos pescados mais consumidos no Nordeste e a utilização de seus rejeitos para produção de efluente, óleo e rações tem se mostrado como uma alternativa ecosssustentável. O objetivo desta pesquisa foi analisar a viabilidade de uso do efluente processado das vísceras de tílápia como meio de cultivo para microalgas Chlorella vulgaris e Scenedesmus obliquus. Inicialmente as vísceras (5 Kg) foram moídas, fervidas por 1 h e submetidas a fermentação anaeróbica em reator tipo UASB por 10 dias.  A carga orgânica residual (o efluente) foi separada e utilizada nas análises físico-químicas do efluente (nitrogênio total, nitrogênio amoniacal, fósforo total, ortofosfato, demanda química de oxigênio (DQO), pH, condutividade e turbidez) e na preparação meios de cultivo de microalgas. Foram testadas 4 concentrações do efluente (25, 50, 75 e 100% v/v) em água destilada, com 3 repetições. As microalgas foram inoculadas em fotobiorreatores fechados contando 400 mL de meio e mantido por 35 dias a 30 °C, com fotoperíodo de 12 h, intensidade luminosa de 2500 Lux e aeração estéril. O crescimento da C. vulgaris foi satisfatório em efluente 25%, indicado pela fase exponencial longa e densidade celular máxima alcançada em 35 dias de cultivo. Em relação a S. obliquus, o crescimento foi satisfatório no efluente 50%, mostrando eficiência nutricional adequada para a manter todas as fases de crescimento e atingir a máxima densidade celular em 28 dias.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

Como Citar

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS MICROALGAS CHLORELLA VULGARIS E SCENEDESMUS OBLIQUUS EM EFLUENTE DE VÍSCERAS DE TILÁPIA PROCESSADO EM REATOR UASB. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1924. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89065