AVALIAÇÃO DO TESTE DE ENRUGAMENTO CUTÂNEO EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA E NEUROMIELITE ÓPTICA
Resumo
INTRODUÇÃO: O Teste de Enrugamento Cutâneo (TEC) é utilizado para auxiliar no diagnóstico de Neuropatia de Fibras Finas (NFF), também chamada de Neuropatia de Pequenas Fibras, a qual se caracteriza pelo envolvimento seletivo de fibras sensitivas não mielinizadas ou finamente mielinizadas. Nesse contexto, devido a ativação de fibras simpáticas presentes nas polpas digitais, é possível identificar a NFF por meio da aplicação do TEC. Diante disso, pessoas com Esclerose Múltipla (EM) e Neuromielite Óptica (NMO), doenças cuja fisiopatologia é relacionada ao sistema nervoso central, podem ser beneficiadas com a aplicação do TEC, pois o teste pode verificar a ocorrência de um adicional comprometimento do sistema nervoso periférico. OBJETIVO: Verificar o percentual de pacientes com EM e NMO que apresentam TEC anormal. MÉTODO: O TEC foi realizado em 78 pacientes com EM e 9 pacientes com NMO, acompanhados pelo serviço de Neurologia da FAMED-UFC (Campus Fortaleza). A técnica do TEC consiste em manter a mão do paciente totalmente imersa em uma solução 0,5mol/L de NaCl em água destilada, à temperatura de 39° a 41°C, durante 30 minutos. Em seguida, é utilizado um protocolo padrão para analisar o grau de enrugamento das polpas digitais. Todos os pacientes concordaram com a realização do TEC mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. RESULTADOS: Dentre os 78 pacientes com EM, foi verificado TEC anormal em 39,4% deles (31/78). Quanto aos 9 pacientes com NMO, o teste foi anormal em 77,77% (7/9). CONCLUSÃO: Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o TEC é uma técnica que permite verificar a ocorrência de neuropatia de fibras finas em pacientes com EM e NMO, demonstrando que uma parcela dos pacientes pode ter comprometimento conjunto dos sistemas nervosos central e periférico. Apoio: UFC e FUNCAP.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AVALIAÇÃO DO TESTE DE ENRUGAMENTO CUTÂNEO EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA E NEUROMIELITE ÓPTICA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1928. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89069