BIOMARCADORES ENDOTELIAIS EM PACIENTES CRÍTICOS COM COVID-19: POTENCIAIS PREDITORES DA NECESSIDADE DE DIÁLISE
Resumo
Título: Biomarcadores endoteliais em pacientes críticos com COVID-19: potenciais preditores da necessidade de diálise Introdução: Disfunção endotelial e coagulopatia foram relatadas como a base de Lesão Renal Aguda (LRA) grave associada ao COVID-19. Os biomarcadores endoteliais podem detectar precocemente o dano renal e permitir a adoção de medidas eficientes para prevenir a progressão da doença e suas complicações. Esse achado poderia facilitar o acompanhamento de pacientes de maior risco, bem como fornecer estratégias de diagnóstico precoce e promover o uso racional de recursos. Objetivo: Avaliar a função de biomarcadores vasculares para prever a necessidade de hemodiálise em pacientes críticos com COVID-19. Métodos: Este é um estudo prospectivo com 58 pacientes criticamente enfermos devido à infecção por COVID-19. Exames laboratoriais gerais e biomarcadores vasculares, como VCAM-1, Syndecan-1, ACE-2, ICAM-1, Angiopoietina-1 e Angiopoietina-2 foram quantificados na admissão na unidade de terapia intensiva (UTI). Resultados: Houve uma taxa de mortalidade de 40%. VCAM e a relação Ang-2/Ang-1 na admissão na UTI estiveram associadas à necessidade de hemodiálise. Biomarcadores vasculares (VCAM-1, Syndecan-1, razão angiopoetina-2/anogiopoetina-1) foram preditores de óbito e seus valores de corte foram úteis para estratificar pacientes com pior prognóstico. Na análise de regressão multivariada de cox com modelos ajustados, VCAM-1 [O.R. 1,13 (CI 95%: 1,01 - 1,27); p= 0,034] e razão Ang-2/Ang-1 [O.R. 4,87 (C.I.95%: 1,732 - 13,719); p= 0,003] estiveram associados à necessidade de diálise. Conclusão: Biomarcadores vasculares, principalmente VCAM-1 e razão Ang-2/Ang-1, mostraram melhor eficiência para prever a necessidade de hemodiálise em pacientes críticos com COVID-19.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
BIOMARCADORES ENDOTELIAIS EM PACIENTES CRÍTICOS COM COVID-19: POTENCIAIS PREDITORES DA NECESSIDADE DE DIÁLISE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1942. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89083