COLETIVOS DE MULHERES: SEUS IMPACTOS NA VIDA DE MULHERES
Resumo
A violência contra as mulheres é um fenômeno social e estrutural que ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais complexa a sua análise e enfrentamento. Neste estudo, tomamos como base os coletivos de mulheres. Coletivo de Mulheres é um Movimento Social, que para Gohn (2000) refere-se à ação dos sujeitos na história, ação que se constitui de pensar e de fazer estratégias de enfrentamento, legitima uma práxis cíclica e fomenta a construção de Rede de Apoio, de Cuidado e Conscientização. É relevante a apreciação do apoio social que os coletivos produzem na vida das mulheres e no enfrentamento às violações. A análise da Rede de apoio, possibilitará conhecer os tipos de suporte vividos (Ximenes et al, 2020) e como a categoria Cuidado pode ser vivenciada. Para Castro (2021), cuidado pode ser pensado como uma ferramenta de articulação instrumental e Política e que visa conscientização (Freire, 2019). Logo, a pergunta de partida: Como o suporte social dos coletivos de mulheres impactam nos processos de conscientização e de enfrentamento nas violências vividas pelas mulheres. Objetivo geral: Analisar como se organizam as redes de suporte social dos coletivos de mulheres e Identificar os impactos causados pelas redes de suporte social entre as mulheres em seus processos de conscientização e enfrentamento às violências sofridas. Objetivos específicos: Conhecer as histórias de vida e mobilização das mulheres; definir como se organizam as redes de apoio e de cuidado dos coletivos de mulheres; analisar quais as ações construídas para o enfrentamento às opressões e compreender como ocorre o processo de conscientização das diversas opressões vivenciadas. A metodologia, possui delineamento misto: pretende-se o uso da Escala de Percepção de Suporte Social (Siqueira, 2008) e grupo focal. Concluindo-se parcialmente a tese de que, é a partir da força dos Coletivos de Mulheres que podem ser construídas estratégias conscientes de enfrentamento às violências de gênero.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
COLETIVOS DE MULHERES: SEUS IMPACTOS NA VIDA DE MULHERES. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1960. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89101