CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Resumo
Introdução: Há inúmeras formas de acesso ao cenário escolar ao final do período formativo do docente, conforme a LDB (BRASIL, 1996) o processo de ingresso nas redes públicas de ensino ocorrerá por meio de um certame de provas e títulos. Entretanto, apesar de estar amparado legalmente, foram construídos leis e decretos para a regulamentação de outros tipos de ingresso com a função temporária e substituto. Em Fortaleza a formalização dessa prática dá-se por meio do art. 3º, IV, da Lei Complementar Municipal nº 0158/13, há a liberação das contratações temporárias em situações emergenciais ou de ocasiões de calamidade pública por um curto período de tempo. Objetivo: Apresentar as impressões do autor a respeito das condições de trabalho como professor substituto de Educação Física na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, cujo autor expõe uma experiência autorreferenciada em sua vivência pessoal. O sujeito da pesquisa é o autor do excerto na qual esteve lotado na PMF no ano de 2021. Resultados: Em destaque os marcadores das condições de trabalho de forma negativa, temos o processo de lotação, onde o professor é inserido em mais de uma escola para conseguir completar sua carga horária e é convocado para assumir sem um aviso prévio ou tempo de organização para planejamento. A dificuldade de organização do planejamento, uma vez que precisava pensar na realidade de várias escolas além de situar seu planejamento com os outros professores(as) lotados(as). Pontos que merecem destaque como positivo estão na possibilidade de conseguir fomentar práticas progressistas e na condição salarial da PMF. Conclusão: É necessário reformular os princípios do professor substituto e ter uma maior ampliação da oferta de concursos para efetivos, por fim, o presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, fortalecendo o desenvolvimento de pesquisar dentro das redes de pós-graduação.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO PROFESSOR SUBSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1974. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89115