DIETA E ENDOPARASITOS DE STENOLEPIS RIDLEYI (SQUAMATA: GYMNOPHTHALMIDAE) DE UMA FLORESTA DE ALTITUDE RELICTUAL.
Resumo
A história natural das espécies está relacionada às informações que suportam a base de conhecimento para o entendimento da sistemática, ecologia, etologia e evolução. Estudos de história natural podem descrever dieta, habitat e uso de microhabitat, padrões de atividade e comportamento, dimorfismo sexual, reprodução, infecções endo e ectoparasitárias, adaptações morfológicas ao ambiente e os efeitos da sazonalidade sobre essas características angulares mencionadas. Compreender a biologia de uma determinada espécie é útil para direcionar os esforços de conservação, principalmente quando se trata de espécies endêmicas, que vivem em ecossistemas residuais altamente ameaçadas ou com habitat restrito. Existem lacunas no conhecimento sobre parasitismo e dieta de Stenolepis ridleyi, e tais dados podem nos mostrar informações sobre a biologia do hospedeiro, o que contribui para uma melhor compreensão de onde devem ser concentrados os esforços de conservação de um pequeno lagarto distribuído na Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. Neste estudo foram adicionadas seis categorias de itens alimentares, onde com Orthoptera foi o item mais frequente. Encontramos um total de 170 helmintos, sendo que os mais abundantes pertenciam ao gênero Cosmocerca. Sua alimentação e ecologia parasitária é comum a outros lagartos gimnoftalmídeos da família, o que pode indicar padrões filogenéticos entre gimnoftalmídeos, conservadorismo na dieta e nos padrões parasitológicos.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
DIETA E ENDOPARASITOS DE STENOLEPIS RIDLEYI (SQUAMATA: GYMNOPHTHALMIDAE) DE UMA FLORESTA DE ALTITUDE RELICTUAL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2007. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89149