DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA REVISÃO POR PARES ABERTA
Resumo
Apresenta os aspectos introdutórios de um estudo, que visa propor diretrizes metodológicas para a implementação de um modelo de revisão por pares aberta por periódicos científicos da área de Ciências Sociais Aplicadas. A primeira fase desta investigação se constitui de pesquisa bibliográfica e documental na literatura científica, bem como nas políticas editoriais de periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas, adeptos da revisão aberta e indexados no Directory of Open Access Journals, a fim de identificar a existência de diretrizes metodológicas nesses espaços. A segunda fase do estudo tratará da aplicação de questionário com os editores dos periódicos supracitados, visando conhecer as percepções acerca da adoção da revisão aberta e da contribuição da mediação editorial. As diretrizes serão elaboradas a partir da correlação entre os dados obtidos nas etapas bibliográfica e documental e pelo questionário. Na fase bibliográfica da pesquisa constatou-se na literatura, a existência de diretrizes para a adoção da revisão aberta como o proposto por Ross-Hellauer e Görögh (2019) e Wolfran et al. (2020). Para a fase documental encontrou-se, mediante a aplicação dos filtros, 28 periódicos indexados no diretório. O próximo passo analisará as políticas editoriais dos periódicos, a fim de identificar a existência de diretrizes ou orientações para a adoção do modelo de revisão aberta. A revisão aberta tem sido considerada como um modelo que visa tornar o processo avaliativo das produções científicas mais transparente e justo. Destarte, por ser uma metodologia que propõe maior abertura dos procedimentos e significativas alterações em modelos já consolidados, faz-se necessário o estudo das práticas e contribuições da revisão aberta, uma vez que a avaliação por pares se constitui como elemento fundamental para o desenvolvimento científico, que atua diretamente sobre o desenvolvimento social. Agradecimentos à Funcap pelo financiamento.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA REVISÃO POR PARES ABERTA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2012. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89154