EFEITO DA VANCOMICINA SOBRE O CRESCIMENTO DE CÉLULAS PLANCTÔNICAS E BIOFILME DE MALASSEZIA SPP.
Resumo
As espécies do gênero Malassezia têm sido cada vez mais relatadas como agentes de fungemia relacionada à cateter venoso em recém-nascidos prematuros, principalmente os indivíduos que recebem emulsões lipídicas intravenosas através de catéteres venosos centrais. Além da nutrição parenteral total com suplementações lipídicas, um fator que está significativamente associado à piora no quadro desses pacientes é o uso de drogas antibacterianas de amplo espectro. Sendo a antibioticoterapia um importante fator de risco para o surgimento de infecções fúngicas invasivas, esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da Vancomicina (VAN) frente a uma cepa controle (Malassezia furfur ATCC® 14521) e uma clínica de Malassezia spp (P21CC76). Foi observado o efeito do antibiótico sobre o crescimento planctônico e sobre o biofilme das cepas citadas. O antibiótico foi testado nas concentrações referentes ao Pico Plasmático (PP; 15µg/ml) e metade do pico plasmático (PP/2; 7,5µg/ml). O efeito sobre as células planctônicas foi analisado por meio da contagem de Unidades Formadoras de Colônias (UFC/ml) e o efeito sobre o biofilme foi evidenciado pela quantificação da biomassa do biofilme formado em placas de poliestireno de 96 poços. Observou-se que a VAN (PP) estimulou o crescimento da cepa ATCC em 70,5% e da cepa clínica em 160%. Em relação à biomassa dos biofilmes formados com o antibiótico (PP e PP/2), não foi observado efeito estimulatório significativamente relevante. São necessários mais testes envolvendo o efeito estimulatório da VAN em outras etapas da formação do biofilme de Malassezia spp.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
EFEITO DA VANCOMICINA SOBRE O CRESCIMENTO DE CÉLULAS PLANCTÔNICAS E BIOFILME DE MALASSEZIA SPP. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2026. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89168