IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS DAS VIOLÊNCIAS CONTRA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
Resumo
Trata-se de estudo sobre violências sofridas por mulheres em situação de rua (MSR), a partir da compreensão da violência como constante para quem vive nas ruas, mas que é agravada pela condição de gênero, de modo que as mulheres, estão em maior exposição a este fenômeno. Este tema assume papel relevante num cenário onde violências de gênero têm se avolumado e são naturalizadas em discursos conservadores. A realidade das mulheres em situação de rua, onde a exposição à violência é marcada por processos de resistência, faz emergir como pergunta de partida: Como as violências incidem sobre a vida das mulheres em situação de rua? OBJETIVO GERAL: compreender as implicações psicossociais das violências na vida de mulheres em situação de rua. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) identificar as violências sofridas pelas mulheres em situação de rua; b) compreender como as intersecções de raça, gênero e classe impactam nas expressões de violência contra mulheres em situação de rua; c) analisar o impacto da limitação de informações sobre as violências contra mulheres em situação de rua na reprodução deste fenômeno; d) identificar a percepção das mulheres em situação de rua sobre as violências sofridas; e) definir um conceito de violência que contemple as mulheres em situação de rua; f) analisar estratégias de enfrentamento de mulheres em situação de rua frente às violências sofridas. Trará estudos sobre rua como espaço de moradia, gênero, patriarcado e interseccionalidades. Trata-se de pesquisa qualitativa feminista, com MSR a ser feita nos Centros Pop de Fortaleza e Maracanaú, e na Casa da Sopa (ONG). Recorremos à observação participante, realização de oficinas e entrevistas em profundidade, que serão analisadas a partir da Análise Crítica do Discurso na perspectiva de Fairclough (2003), com auxílio de software atlas ti 5.2. Esperamos atuar sobre políticas públicas de atendimento às MMSR, e contribuir com as estratégias mitigar tais violências.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS DAS VIOLÊNCIAS CONTRA MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2098. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89379