INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE SECAGEM, AMPLITUDE E TEMPO DE ULTRASSOM NA CINÉTICA DE SECAGEM CONVECTIVA DE SEMENTES DE ABÓBORA.

Autores

  • SÂmela Leal Barros
  • Maryana Melo Frota
  • Fernando Lima de Menezes
  • Pablícia Oliveira Galdino
  • Lucicleia Barros de Vasconcelos Torres

Resumo

A secagem convectiva é amplamente utilizada para conservação de sementes, porém diversos estudos têm sido realizados utilizando pré-tratamento por ultrassom para promover a otimização do processo. Um planejamento experimental de 23 + 3 pontos centrais foi feito para definir os níveis das variáveis: temperatura do ar de secagem (50, 60 e 70 °C), amplitude do ultrassom (30, 50 e 70%) e tempo do ultrassom (5, 10 e 15 minutos). A cinética de secagem das sementes foi realizada em estufa com circulação de ar até a obtenção do teor de água de equilíbrio, posteriormente os modelos empíricos (Page, Midilli e Henderson & Pabis) foram ajustados aos dados experimentais. O modelo de Page se ajustou melhor aos dados experimentais de secagem na maioria dos experimentos quando comparado aos demais. Pois, apresentou valores de coeficientes de determinação superiores a 0,99 em todos os experimentos e baixos valores de desvio quadrático (inferiores a 0,02). O tempo de secagem variou de 450 a 690 min para as amostras controle, enquanto as amostras submetidas ao processo de ultrassom tiveram tempo de secagem reduzido (510 a 210 min), evidenciando que o maior valor de difusividade efetiva (7,22x10-10 m2.s-1) e coeficiente de transferência de massa convectiva (7,22x10-10 m2.s-1) foram obtidos com a maior temperatura de secagem, maior amplitude (70%) e tempo de ultrassom (15min). Consequentemente, nestas condições, foi observada a maior taxa de secagem do material. Com base nos resultados obtidos, o pré-tratamento com ultrassom mostrou-se eficaz na melhoria do processo de secagem de sementes de abóbora. A distribuição do teor de água do produto não ocorre de forma homogênea e pode ser avaliada ao longo do processo de secagem pelo método dos volumes finitos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

Como Citar

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE SECAGEM, AMPLITUDE E TEMPO DE ULTRASSOM NA CINÉTICA DE SECAGEM CONVECTIVA DE SEMENTES DE ABÓBORA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2105. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89386