MANDINGAS JUVENIS: EXPERIÊNCIAS DE RESISTÊNCIA DA JUVENTUDE DE TERREIRO
Abstract
A intolerância religiosa ou racismo religioso é uma entre as várias formas de tentativa de aniquilamento e violência dos marcadores das tradições negras e indígenas que compõem o cenário sociocultural do Brasil. Assim sendo, essa violência contra as Religiões de Matriz Africana e Indígena se soma as muitas formas de opressão, desumanização, politicas de morte e gestão da vida de jovens em suas comunidades. Portanto, com o intuito de compreender como as juventudes de terreiro na cidade de Parnaíba-PI vivenciam e se utilizam das suas experiências religiosas para resistir e reexistir aos sistemas de colonização/opressão/racismo se desenvolverá uma pesquisa qualitativa de inspiração cartográfica para acompanhar os processos de subjetivação desses jovens, suas práticas de resistência e as potencialidades de ensinamentos e produção de vida que as suas experiências religiosas comportam. Tendo em vista, ser uma pesquisa cartográfica ela é inter(in)ventiva, pois, também se mobilizará a formação de um dispositivo grupal que possibilitará a composição de cenários territoriais de existência, compartilhados entre os jovens e o pesquisador, onde se problematizará as formas como os jogos de poder-saber, a governamentalidade, necropolíticas e precarizações da vida atravessam e mobilizam as subjetividades e experiências das juventudes de terreiro. Como resultado preliminar desse estudo encontra-se em fase de elaboração um artigo de revisão sistemática de literatura no qual se levanta a produção cientifica em Psicologia ao estudar e pesquisar as Religiões de Matriz Africana e Indígena. Observamos que a Psicologia ora se apresenta como um saber colonizador e psicologizante, que tenta explicar os fenômenos religiosos ao interpretar os ritos, símbolos, tradições ora abre-se a aprender e descolonizar seu saber ao se referenciar pelos saberes africanos e dos povos originários, (re)conhecer suas limitações teórico-metodológicas e ao abrir-se a transformar seus saberes.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
MANDINGAS JUVENIS: EXPERIÊNCIAS DE RESISTÊNCIA DA JUVENTUDE DE TERREIRO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2127. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89409