MÉTODOS DE DETECÇÃO DE MUDANÇAS COMO FERRAMENTA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE DEGRADAÇÃO EM ÁREAS ÚMIDAS: COMPLEXO LAGUNAR DA CIÉNAGA GRANDE DE SANTA MARTA-COLÔMBIA: PERIODO:2015-2021
Resumo
O Complexo Lagunar da Ciénaga Grande de Santa Marta (CGSN) abrange parte do departamento de Magdalena-Colômbia, sendo limitada ao norte com o mar Caribe, a oeste com a serra Nevada de Santa Marta (SNSM) e ao leste e sul pela ação fluvial ativa da bacia do rio Magdalena. A contribuição hídrica das bacias hidrográficas provenientes da Serra Nevada de Santa Marta e do delta do rio Magdalena junto com ação direta do Caribe geraram feições geomorfológicas que configuraram um espaço geográfico com formações pantanosas de origem marino-costeiro. Sendo assim, o objetivo do trabalho é analisar e monitorar as transformações que ocorreram nas zonas úmidas do CGSN, sobretudo, pelas praticas relacionadas à poluição orgânica dos recursos hídricos o que leva ao aumento dos processos de eutrofização. Para identificar os principais focos de degradação, foram criados compostos temporais anuais de imagens Sentinel 2 para as datas 2015 e 2021. Como método de comparação para a detecção de mudanças implementou-se o algoritmo Change Vector Analysis (CVA) para analisar os componentes da magnitude e direção de mudanças. Por meio deste método foi possível interpretar os processos de eutrofização da área de estudo, verificando que as diferenças espectrais entre as datas comparativas 2015 e 2021 permitiu dar um significado biofísico e alertar sobre a transformação das zonas úmidas por meio do alto conteúdo de sedimentos e a presença de macrófitas aquáticas, um indicador da poluição artificial que abrangem extensas superfícies das lagoas, como consequência das práticas da polução dos recursos hídricos devido ao uso de agrotóxicos e conteúdo de matéria orgânica das bacias hidrográficas que desembocam nestes lagoas. Em suma, a utilização das referidas técnicas possibilitam avaliar remotamente ambientes eutrofizados em áreas úmidas com maior fragilidade ambiental, bem como estabelecer processos de monitoramento dos fatores que influem na degradação, principalmente nas áreas de difícil acesso.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
MÉTODOS DE DETECÇÃO DE MUDANÇAS COMO FERRAMENTA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE DEGRADAÇÃO EM ÁREAS ÚMIDAS: COMPLEXO LAGUNAR DA CIÉNAGA GRANDE DE SANTA MARTA-COLÔMBIA: PERIODO:2015-2021. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2136. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89418