METRÓPOLE EXPRESSIONISTA À BEIRA-MAL: CARTOGRAFIAS DA TRANSGRESSÃO NA FICÇÃO DE LÚCIO CARDOSO
Resumo
Esta comunicação analisa o espaço citadino como ambiente propício ao desenvolvimento dos matizes da poética do Mal na ficção de Lúcio Cardoso (1912-1968), considerando-se recursos estéticos intrínsecos ao Expressionismo. Para tanto, observa-se as características referentes à estética estudada no que concerne aos aspectos discursivos, imagéticos e narrativos que compõem o espaço diegético da ficção cardosiana, especificamente, nas novelas da trilogia O mundo sem Deus: Inácio (1944), O enfeitiçado (1954) e Baltazar (inconclusa). Nesse sentido, este estudo adota uma perspectiva crítico-analítica alicerçada nas bases do pensamento dialógico e interdisciplinar, em virtude do imprescindível enleio entre literatura e outras áreas do conhecimento. De tal modo, a natureza da pesquisa é, preponderantemente, textual, e a metodologia adotada é a comparatista. Dentro dessa perspectiva, recorre-se a diversos teóricos, a saber: Almeida (2012), Arendt (1999), Bachelard (2003), Bataille (2017), Bauman (2019), Blanchot (2011), Brandão (2013), Cardinal (1984), Carelli (1988), Coverley (2014), DaMatta (1997), Eagleton (2018), Eisner (1985), Guinsburg (2002), Machado (2016), Modern (1972), Nazário (2005), Pareyson (2012), Santos (2010), Secchi (2015) e Vignoles (1991). Em caráter preliminar, constata-se que, na ficção em causa, o Mal é estetizado por intermédio da degeneração dos indivíduos, da monstruosidade, da distorção das formas, da visão grotesca da realidade, dos cenários labirínticos e da iluminação em claro-escuro dispostos na mise-en-scène, evocadores dos aspectos da estética expressionista. Compreende-se que a cidade de Lúcio Cardoso desvela uma galeria de personagens demoníacas, de malandros a prostitutas, de drogados a alcoólatras, e toda sorte de seres transgressores tomados pelo desejo de experiência abismal da vida no Rio de Janeiro. O autor do trabalho agradece o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – Funcap.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
METRÓPOLE EXPRESSIONISTA À BEIRA-MAL: CARTOGRAFIAS DA TRANSGRESSÃO NA FICÇÃO DE LÚCIO CARDOSO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2137. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89419