MODELAGEM PARAMÉTRICA E DESIGN DA INFORMAÇÃO COMO MEMÓRIA DE EMBARCAÇÕES VERNACULARES
Resumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o uso dos meios de bases digitais e o design de informação para registrar, preservar e difundir a memória de um bem material e imaterial, mais especificamente as embarcações do tipo bote triângulo do Ceará. O objetivo da pesquisa é analisar a linguagem e propor um sistema de base digital das embarcações do tipo bote triangulo, descrevendo a linguagem das embarcações, definindo seu processo e seus elementos de formação, além das relações entre eles. Para isso, busca-se implementar a linguagem formalizada em um sistema de base digital e representar, de forma eficiente, os dados e conhecimentos obtidos, partindo do princípio de que o design da informação e o design computacional, a partir do pensamento sistêmico e da lógica paramétrica, possam auxiliar nesse processo. A metodologia adotada é a Design Science Research (DSR) segundo as abordagens científica dos métodos abdutivo, indutivo e dedutivo, e as etapas da DSR conforme Dresch, Lacerda e Antunes Jr (2015). Com o trabalho, pretende-se apresentar e representar as informações vinculadas às embarcações de maneira útil, desenvolvendo um artefato com interface adequada entre a informação e o usuário. Contribuindo para a representação de um tipo e seu processo de formação, auxiliando na preservação de uma memória, uma vez que o estado do Ceará apresenta um importante acervo naval onde se faz necessária a preservação da memória vernacular vinculada às embarcações.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
MODELAGEM PARAMÉTRICA E DESIGN DA INFORMAÇÃO COMO MEMÓRIA DE EMBARCAÇÕES VERNACULARES. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2141. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89423