MONITORAMENTO DA DINÂMICA SEDIMENTAR DE DUAS PRAIAS ARENOSAS COM TENDÊNCIA EROSIVA DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ (CE), BRASIL
Resumo
Os sedimentos de ambientes praiais podem ser relacionados a três contextos de dinâmica costeira: erosão, transporte e deposição. Alterações nas taxas de aporte sedimentar de um determinado trecho praial, podem resultar no balanço negativo. Este contexto é favorável à erosão costeira e tem o potencial de causar sérios danos a praias urbanizadas e com potencial turístico. O entendimento das variáveis granulométricas dos sedimentos fornece a compreensão dos processos físicos atuantes. As praias de Peroba e Redonda, no município de Icapuí-Ceará, possuem uma vocação turística que tem sido diretamente afetada pela erosão costeira. Com isso o trabalho analisou as variáveis granulométricas de sedimentos entre agosto/2020 e agosto/2021. Coletamos 102 amostras superficiais, distribuídas nas zonas de antepraia, praia e retropraia em nove pontos de monitoramento. Na análise granulométrica empregamos classificações texturais e cálculo de parâmetros estatísticos. O sistema praial foi caracterizado majoritariamente por sedimentos arenosos, com dominância de areias muito finas e finas. Os sedimentos de antepraia apresentaram areia fina a muito fina. Já os da faixa de praia variaram de areia média a muito fina. E os sedimentos de retropraia foram classificados como areia média. Quanto ao grau de seleção, os sedimentos foram classificados, principalmente, como moderadamente selecionados e pobremente selecionados. Percebemos que areias muito finas estão associadas a um melhor grau de seleção, e estão situadas imediatamente a sotamar de um promontório, que pode exercer, em conjunto com a plataforma de abrasão, influência direta na incidência de correntes de ondas e marés nesta porção, consequentemente alterando estes parâmetros granulométricos. Já os sedimentos mais grossos estão associados a um menor grau de seleção, indicando um agente de transporte mais competente e que, mediante o espraiamento e de acordo com a inclinação do trecho praial, resulta nestas características.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
MONITORAMENTO DA DINÂMICA SEDIMENTAR DE DUAS PRAIAS ARENOSAS COM TENDÊNCIA EROSIVA DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ (CE), BRASIL. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2144. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89426