MULHERES NEGRAS EM JORNAIS: UMA ANÁLISE DE IMAGENS DE CONTROLE E OPRESSÕES INTERSECCIONAIS NOS PERIÓDICOS O POVO E DIÁRIO DO NORDESTE (2018 A 2020 EM FORTALEZA/CE)
Resumen
A mídia é reconhecida instância formadora de opinião. Junto a instituições dominantes tais como escola, Estado e Igreja, ela tem o poder de definir valores sociais e influenciar ideias sobre a condição das mulheres negras. A partir dessa reflexão, o objetivo desta pesquisa é estudar como se dá a representação midiática de mulheres negras nos jornais O Povo e Diário do Nordeste, principais veículos de comunicação e periódicos de maior circulação da cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Os objetivos específicos são identificar padrões de estereótipos em seu conteúdo, categorizar esses padrões e interpretar o corpus, 16 textos do O Povo e 25 do Diário do Nordeste sobre mulheres negras, de 2018 a 2020, resultado da pesquisa exploratória com os descritores mulher negra e mulheres negras nas ferramentas de busca em seus respectivos portais. As metodologias selecionadas são as da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (1977), e da Roleta Interseccional, de Fernanda Carrera (2020). Adotamos ainda a noção de escrevivência de Conceição Evaristo (2008), compreendendo que é possível nos inserirmos no texto, mesclando experiências de vida com acontecimentos sociais. Nosso aporte teórico aciona pensadoras do feminismo negro, a partir de Carla Akotirene (2021), Djamila Ribeiro (2019), Winnie Bueno (2020) e Patricia Hill Collins (2019), recorrendo às noções de interseccionalidade, imagens de controle e lugar de fala. Como resultados preliminares, observamos no corpus a predominância de notícias de cunho negativo, policialesco ou de dados estatísticos, a partir da reprodução de opressões interseccionais de raça, classe e gênero, em que se fala de mulheres negras pobres e marginalizadas, ou com abordagem superativa quanto às suas conquistas, pelas dificuldades enfrentadas para garantir espaços, empregos, garantias e direitos. Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa concedida e que é fundamental para a realização desta pesquisa.Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Cómo citar
MULHERES NEGRAS EM JORNAIS: UMA ANÁLISE DE IMAGENS DE CONTROLE E OPRESSÕES INTERSECCIONAIS NOS PERIÓDICOS O POVO E DIÁRIO DO NORDESTE (2018 A 2020 EM FORTALEZA/CE). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2153. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89435