O BRASIL DOBROU À DIREITA? DETERMINANTES DOS VOTOS NAS ELEIÇÕES EM 2018.
Resumo
O debate sobre resultados eleitorais tem sido frequente e controverso. Na maior parte do mundo, o governo é formado por representantes escolhidos de forma democrática pela sociedade, e com isso bens e serviços públicos requeridos pela população seriam organizados e fornecidos pelo poder público. Nos últimos anos, o enfoque do meio acadêmico tem sido a motivação dos eleitores na escolha desses representantes; ou seja, quais os aspectos de um candidato a cargo governamental são mais valorizados no momento de votar. O presente trabalho teve como objetivo analisar os determinantes dos votos do candidato vencedor nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil, Jair Bolsonaro. Motivado pelo trabalho de Nicolau (2020), esta pesquisa visa averiguar se, de fato, as redes sociais e um eleitorado mais “à direita” influenciaram no resultado eleitoral. Os dados utilizados são dados de acesso de redes sociais por estado, percentual de evangélicos por município, nível de escolarização, apoio do governador eleito no Estado, a densidade demográfica municipal, uma dummy de controle para densidade demográfica em cidades com mais de 200 mil habitantes. A análise assim, foi de dados transversais para o ano de 2018, para dos de 5.562 municípios, onde a variável dependente é o percentual de votos no município. A metodologia econométrica fez uso de Mínimos Quadrados Ordinários, e os resultados sugerem que municípios com maior uso de redes sociais e apoio do governador favoreceram votos no candidato, enquanto que um maior nível de escolarização teve efeito inverso. A quantidade de evangélicos não mostrou-se significante.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O BRASIL DOBROU À DIREITA? DETERMINANTES DOS VOTOS NAS ELEIÇÕES EM 2018. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2167. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89449