PENSANDO OS USOS DA TERRA E DA ÁGUA NO PARQUE LAGOA DA VIÚVA
Resumo
Na cidade de Fortaleza, a compreensão da importância dos espaços públicos nas interações sociais, destacando a maneira como são utilizados e por quê, nos permite criar e subsidiar métodos para assegurar a proteção dos recursos naturais que estão presentes em suas respectivas estruturas, notadamente os recursos hídricos. O objetivo deste trabalho define-se pela categorização das tipologias de usos múltiplos das águas nas lagoas que fazem parte do Parque Lagoa da Viúva – Açudes da Viúva e Varjota – em consultivos, não consultivos, complementares, compartilhados e competitivos, analisando como os usos múltiplos das águas implicam no uso da terra. Para isso, a metodologia utilizada para a materialização dos resultados compreende quatro etapas: 1). Levantamentos bibliográficos e documentais; 2). Levantamentos cartográficos; 3). Levantamentos das tipologias de uso dos recursos hídricos; e 4). Elaboração e integração de banco de dados e sistematização dos resultados. Como resultados, foi constatado o uso consultivo relacionado a dessendentação de animais e irrigação, ligado tanto ao uso residencial no interior da delimitação do parque e ao uso agropecuário nas proximidades das margens da Lagoa da Viúva. Como usos não consultivos, caracterizam-se a pesca, compreendendo a utilização das duas lagoas por pescadores artesanais. Já a Recreação, Lazer e Navegação predominam na Lagoa da Varjota pela grande abrangência do espaço de uso comum pela população no contato direto com o recurso hídrico. Como problemáticas ambientais a partir dos usos identificados, constatamos a presença demasiada de aguapés - bioindicador de poluição a partir do despejo irregular de matéria orgânica e cobertura ineficiente de esgotos; diversos pontos de acúmulo de lixo, composto principalmente por resíduos de materiais da construção civil; além de áreas desmatadas onde a vegetação nativa foi removida.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
PENSANDO OS USOS DA TERRA E DA ÁGUA NO PARQUE LAGOA DA VIÚVA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2240. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89523