RELAÇÕES FITOGEOMORFOLÓGICAS NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS – AMAZÔNIA - PARÁ
Resumo
A Floresta Nacional de Carajás (FLONA) é uma unidade de conservação de uso sustentável, que está localizada no sudeste paraense, em uma zona de transição entre a floresta amazônica e o cerrado. A Flona é marcada por paisagens singulares, sendo composta por uma variedade de ambientes que constituem um complexo vegetacional que abrange fisionomias diversas em formas distintas do relevo. Nesse contexto, o objetivo do trabalho versa sobre analisar a distribuição da vegetação na morfologia do terreno, através da análise fitogeomorfológica que fornece recursos de interpretação na análise ambiental, sendo bastante útil para compreender a dinâmica da paisagem. Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto, foi realizado a revisão bibliográfica referente à temática abordada, em seguida foi efetuado um levantamento das bases naturais como geomorfologia e vegetação para produzir as bases cartográficas, estas foram validadas em trabalho de campo. Para a produção dos mapas, foram adquiridos shapefiles em instituições de pesquisa oficiais como IBGE e MMA, sendo sistematizados e trabalhados no software livre Qgis 3.16. Por meio da sistematização dos materiais cartográficos foi possível identificar na área de estudo dois ambientes fitogeográficos, um tipicamente arbóreo, que é representado pela floresta ombrófila ocupando a maior parte do recorte espacial nos locais de encostas e fundos de vales com solos profundos, e a fisionomia herbáceo-arbustiva considerada como vegetação de canga, estando situada em platôs em situações especialíssimas de temperatura e oligotrofismo em solos rasos. O estudo combinado do relevo e da cobertura vegetal foi imprescindível para entender a dinâmica e funcionamento da paisagem, dando base para subsidiar a gestão e conservação desse local, que é ambientalmente modificado pela exploração mineral e agropecuária. Agradecimentos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico– FUNCAP pelo fomento e apoio financeiro a pesquisa.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
RELAÇÕES FITOGEOMORFOLÓGICAS NA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS – AMAZÔNIA - PARÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2315. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89600