SALAS MULTISSERIADAS: VÁLIDO OU INVÁLIDO PARA O CONTEXTO ATUAL?
Resumo
Por muito tempo o acesso a educação básica no Brasil foi privilégio de poucos e apesar da população rural prevalecer sobre a urbana em muitos momentos, à oferta das escolas públicas estavam concentradas nesta última. Hoje, apesar dos inúmeros progressos referentes ao acesso a educação resta ainda à população do campo muitas vezes apenas as escolas com classes multisseriadas. Nesse intuito, cabe aqui questionarmos, este tipo de educação oportuniza o aprendizado dos estudantes? Diante disso, o presente trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado onde objetivamos identificar o que dizem os teóricos sobre a permanência de escolas multisseriadas nas comunidades rurais. Dessa forma, esta pesquisa configura-se como bibliográfica. Cujas reflexões foram desenvolvidas por meio de leituras de artigos e livros. Diante disso, percebemos que de acordo com os autores pesquisados (SANTOS E MOURA, 2010); (PARENTE, 2014) e embora com os inúmeros problemas identificados nesta modalidade de ensino as escolas multisseriadas representam a oportunidade do individuo ter acesso a educação no ambiente em que vivem, comprovando isso o censo escolar de 2021 informou que no âmbito da educação rural há um número considerável de “escolas de pequeno porte (até 50 matrículas) e estão concentradas nas regiões no Norte (36,1%) e Nordeste (24,4%)” (inep. 46) facilitando a criação de salas multisseriadas. Concluímos assim que esta modalidade de ensino faz parte da história do sujeito que está inserida nesta comunidade.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
SALAS MULTISSERIADAS: VÁLIDO OU INVÁLIDO PARA O CONTEXTO ATUAL?. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2325. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89610