SOFRIMENTO DE PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
O cenário sociopolítico brasileiro tem sofrido mudanças com relação àquele apresentado nas primeiras décadas do século XXI. No período de 2003 a 2013, no Brasil se vivencia avanços positivos no desenvolvimento econômico, político, social (SADER, 2013). No entanto, desde o golpe de 2016, cujas bases são construídas a partir de 2013, o que se percebe são os retrocessos nas conquistas citadas. Nesse cenário é perceptível o aprofundamento do processo de desmonte do papel do Estado como garantidor de direitos e a implementação de políticas neoliberais que atendem, exclusivamente, aos interesses da elite do dinheiro, como aponta Souza (2016). Diante desse cenário, objetivou-se verificar as implicações desse cenário neoliberal nos relatos de sofrimento de professores do Ensino Superior. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão narrativa de literatura a partir de artigos resgatados no Portal de Periódicos Capes. Como descritores de busca foram utilizadas as expressões “sofrimento” AND “professores” AND “ensino superior” presentes nos resumos de artigos científicos revisado por pares. O material analisado aponta para um aumento significativo nos índices de sofrimento de professores do Ensino Superior. Esse fenômeno se dá em decorrência principalmente das exigências de produtividade, flexibilização das leis trabalhistas, ausência de autonomia na realização das atividades, falta de reconhecimento social, desvalorização financeira, modelo autoritário de gestão das IES, implantação do ensino remoto em decorrência da Covid 19, entre outros fatores que apontam para precarização do trabalho docente. Este estudo, portanto, revela os impactos do aprofundamento das políticas neoliberais na saúde dos docentes.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
SOFRIMENTO DE PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2338. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89623