UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO TOMISTA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE NO SÉCULO XXI
Resumo
A educação é um processo de transformação do indivíduo. As mudanças intelectuais do mundo globalizado dinamizam estudos de pensadores comprometidos com melhoras educacionais. Tomás de Aquino idealizou na escolástica uma metodologia que serve aos modelos educacionais das escolas modernas. Conhecida como as sete artes liberais, era responsável pela formação do indivíduo na universidade. O presente trabalho visa pesquisar a importância dessa metodologia na formação do educador e sua importância na produção do conhecimento. No contexto histórico brasileiro se percebe vários pensamentos que contribuíram para atualmente discutir a formação do professor e a mudança da escola convencional para a reflexiva. É imperativo que se pense outro formato para esta nova modalidade de aluno nos tempos atuais, capaz de ensiná-los a intervir no meio social e transformá-la. Quanto ao método aplicado é de uma Pesquisa Qualitativa, a qual resgata na História elementos importantes e pode nos dá uma releitura significativa da formação de professores acadêmicos que tem como base o paradigma cartesiano de transmissão sistemática do saber pronto. Esta pesquisa tem como resultado o impacto do período medieval na educação escolar e acadêmica no século XXI. Tomás de Aquino compreendeu mais claramente como a relação ensino e aprendizagem era formada e quais as deficiências impeditivas que havia na realização do saber. O avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, desvelou uma geração que escreve sua história diferente e por isso mesmo que a grade curricular precisa de outro formado. Em uma ação educadora com objetivo de transformar cidadãos, os valores são intelectuais e as tecnologias do saber passam pelo pensamento científico, revolucionam as práticas pedagógicas tradicionais indicando soluções eficazes. Bolsista da CAPES - Coord. de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPublicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO TOMISTA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE NO SÉCULO XXI. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2360. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89645