UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE THORNTHWAITE E MATHER PARA CÁLCULO DO BALANÇO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE PARACURU NA DISCIPLINA DE RECURSOS HÍDRICOS.
Abstract
Sabemos que os recursos hídricos são indispensáveis à vida humana, e essa grande importância tem caráter imprescindível no que diz respeito a gestão desses recursos, especialmente em localidades afetadas por longos períodos de estiagens, como é o caso do semiárido cearense. Tendo em vista isso, a disciplina de Recursos Hídricos para além de formar o geógrafo, traz também ferramentas para a gestão adequada dos recursos hídricos, como é o caso do método de Thornthwaite e Mather. Essa ferramenta calcula o nível de armazenamento de água do solo a partir de dados de temperatura e precipitação. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é apresentar os dados do balanço hídrico do solo do município de Paracuru desenvolvido no relatório final da disciplina de Recursos Hídricos. A partir da utilização de CAD (Capacidade de armazenamento de água do solo) 60mm, do programa “BHnorm”, elaborado em planilha Excel por Sentelhas e Rolim (1998), e de dados de temperatura e precipitação obtidos através da Funceme, tem-se como resultado os gráficos de Balanço Hídrico. Gráficos estes que são de: Extrato do balanço hídrico, capacidade de evapotranspiração real e potencial, capacidade de armazenamento de água do solo e deficiência, excedente, retirada e reposição hídrica. A partir desses dados gerados é possível compreender a maneira como o solo absorve a água. Mais especificamente em Paracuru, o cálculo do Balanço Hídrico mostra que o solo do município, que tem uma pluviometria boa em relação às cidades do semiárido, vai ter perda hídrica menos significativa e apenas no seu período de estiagem, uma vez que a pluviosidade ocorrente no município consegue dar conta de não somente repor a água do solo, como também apresentar excedentes. Portanto, fica evidenciado a utilidade do método desenvolvido por Thornthwaite e Mather e como a sua utilização pode contribuir na gestão adequada e responsável dos recursos hídricos dos municípios do semiárido.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE THORNTHWAITE E MATHER PARA CÁLCULO DO BALANÇO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE PARACURU NA DISCIPLINA DE RECURSOS HÍDRICOS. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2372. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89657