"VEM COMIGO?!" UMA AULA DE HISTÓRIA DIFERENTE POR FORTALEZA
Resumo
A experiência “Vem Comigo?!” iniciou setembro de 2021 a partir de uma necessidade minha em vivenciar e experimentar mais o mundo. Devido à pandemia de Covid-19, os números de viagens foram reduzidos e, ante às restrições sanitárias impostas, com o intuito de salvar mais vidas, tornou-se mais difícil a ida até outras cidades, estados e países. Relembrando as viagens, passei a refletir que me preparava muito e investia bastante nas preparações, na formação do roteiro e no próprio destino, pagando para ter experiência culturais e históricas nos lugares que estava conhecendo, o que gerou, em mim, um questionamento: “Por que não faço isso na minha própria cidade!?” Lembrei-me, então, imediatamente, das vivências pelo centro histórico de Fortaleza, ainda quando criança. E aqui, já se tem uma grande problemática, pois o fortalezense não enxerga, ao meu ver, um “centro histórico”, visto que, para nós, tudo é centro, e, o pior, será que tem História por ali? Normalmente, reserva-se à fase da infância, mais precisamente, por volta dos 7 aos 9 anos de idade, ou seja, no ensino fundamental I, um trato mais educacional e institucional no que diz respeito ao direito à memória da cidade e da construção da consciência histórica local. Isso ocorre justamente, quando as escolas levam seus alunos para o famoso “city-tour”, no caso de Fortaleza, passando pela Catedral, Forte Nossa Senhora das Assunção, Praça dos Mártires e Theatro José de Alencar. À despeito da validade dessa experiência, ela tem sido restringida, muitas vezes, ao centro da cidade e pouco se explora, em profundidade, a potência da cidade em si como um recurso didático para o Ensino de História. Daí surgiu o projeto "Vem Comigo?!" que propõe uma vivência sensorial da cidade de Fortaleza, percorrendo suas histórias, memórias, ruas, monumentos e, também, suas invisibilidades.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
"VEM COMIGO?!" UMA AULA DE HISTÓRIA DIFERENTE POR FORTALEZA. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2376. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89662