A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM SOFRIMENTO PSÍQUICO GRAVE: ESTUDO SOBRE O PERFIL DO PÚBLICO EM ATENDIMENTO

Authors

  • Mariana Fraga Soares Universidade Federal do Ceará
  • Karla Patricia Holanda Martins Universidade Federal do Ceará
  • Renata Carvalho Campos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n16.33556

Keywords:

Clínica psicanalítica. Infância. Adolescência. Diagnóstico. Saúde mental.

Abstract

O Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado é um Programa do Departamento de Psicologia da UFC e realiza atendimento de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave, sob a perspectiva psicanalítica, desde 2015. Estudos sobre o perfil do público infanto-juvenil, usuários dos serviços públicos de saúde mental no município de Fortaleza, ainda são escassos na produção acadêmica. Desse modo, objetivamos realizar o levantamento do perfil dos usuários do programa em questão, no período de 2015 ao primeiro semestre de 2018, de maneira a verificar os diagnósticos e as terapêuticas mais frequentes e sua relação com os atuais problemas da clínica com crianças e adolescentes. A coleta de dados deu-se através do formulário integrado dos pacientes, sendo uma pesquisa documental de orientação psicanalítica. Do público atendido, a hipótese diagnóstica mais frequente foi de autismo, equivalendo a 43% dos pacientes, acrescenta-se ainda que 31,7% dos pacientes fazem uso de psicofármacos, 12,9% não frequentam a escola, 46,3% recebem atendimento em outro serviço de saúde mental. Notamos que o perfil dos pacientes atendidos vai ao encontro dos problemas da clínica infanto-juvenil contemporânea, como a predominância da perspectiva diagnóstica do espectro do autismo e hegemonia da terapêutica de medicalização pedopsiquiátrica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana Fraga Soares, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará. Extensionista do Programa Clínica, Estética e Política do Cuidado.

Karla Patricia Holanda Martins, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenadora do Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado

Renata Carvalho Campos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em psicologia pela UFC e Especialista em Psicologia e Práticas de Saúde pela Universidade de Fortaleza (Unifor)

References

BERNARDINO, L.M.F. O psicanalista e as psicopatologias da infância. In: KAMERS, M.; MARIOTTO, R.M.M.; VOLTOLINI, R. Por uma (nova)psicopatologia da infância e da adolescência. São Paulo: Escuta, 2015.

BLEICHER, T. Formação em Psicanálise na Universidade no contexto das atuais Políticas Públicas de saúde e de Formação Universitária. In: BLEICHER, T.; AGUIAR, S. G.; GOMES, R.C.C. (Org.). Criança-sujeito: seus enigmas e suas linguagens. Fortaleza: EdUECE, 2018. 176 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: Cuidado em Liberdade, Defesa de Direitos e Rede de Atenção Psicossocial: Relatório de gestão 2011-2015. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/junho/27/Relat--rio-Gest--o-2011-2015---.pdf.> Acesso em: 30 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde, Conselho Nacional do Ministério Público. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_criancas_adolescentes_sus.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.

BRASIL Ministério da Saúde. Relatório Final da III Conferência Nacional de Saúde Mental. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/relatorios/saude_mental.pdf>. Acesso em: 29 set. 2018.

IBGE. População de Fortaleza. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/panorama>. Acesso em: 30 set. 2018.

CDCS. (Centers for Disease Control and Prevention). Prevalence of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged 8 Years. Morbidity and Mortality Weekly Report, v. 63, n. 2, p. 1-22, 2014. Disponível em: <https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/67/ss/ss6706a1.htm>. Acesso em: 28 set. 2018

COUTO, M.C.V; DELGADO, P.G.G. Crianças e adolescentes na agenda política da saúde mental brasileira: inclusão tardia, desafios atuais. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 27, n.1, p. 17-40, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pc/v27n1/0103-5665-pc-27-01-00017.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.

DERBLI, Marcio. Uma breve história das revisões do DSM. Com ciência, Campinas, 2011, n. 126, p. 1-2.

DUNKER, C.I. Questões entre a psicanálise e o DSM. Jornal de Psicanálise, v.47, n.87, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352014000200006>. Acesso em: 29 set. 2018.

________. Crítica da razão diagnóstica: psicanálise, psicopatologia, DSM. In: CALAZANS, R./NETO, F.K. Psicopatologia em debate: controvérsias sobre os DSMs? Barbacena: EdUMG, 2012.

FLESLER. Alba. A psicanálise de crianças e o lugar dos pais. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

GARCIA, G.Y.C; SANTOS, D.C.; MACHADO, D.B. Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil no Brasil: distribuição geográfica e perfil dos usuários. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.31, n.12, p.2649-2654, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v31n12/0102-311X-csp-31-12-2649.pdf>. Acesso em: 29 set. 2018.

KUPFER, M.C. O impacto do autismo no mundo contemporâneo. In: KAMERS, M.; MARIOTTO, R.M.M.; VOLTOLINI, R. Por uma (nova)psicopatologia da infância e da adolescência. São Paulo: Escuta, 2015.

LACAN, J. (1969/2003). Nota sobre a criança. In: _______. Escritos, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, p.369-370.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARIOTTO, R.M.M. Diagnóstico e tratamento de crianças em tempos de psicomedicalização. In: KAMERS, M.; MARIOTTO, R.M.M.; VOLTOLINI, R. Por uma (nova)psicopatologia da infância e da adolescência. São Paulo: Escuta, 2015.

PEREIRA, C. L. Psicose na infância e escolarização: uma pesquisa colaborativa na rede regular de ensino. 2012. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

QUINET, A. As 4 + 1 condições da análise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

SILVEIRA, T.C. Da infância inventada à infância medicalizada. 2015. 151f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

VOLTOLINI, R. Educação inclusiva e psicopatologia da infância. In: KAMERS, M.; MARIOTTO, R.M.M.; VOLTOLINI, R. Por uma (nova)psicopatologia da infância e da adolescência. São Paulo: Escuta, 2015.

Published

2018-12-27