DIÁLOGOS EM PSICOLOGIA: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS COMO DIFUSÃO CULTURAL EM DIFERENTES ESPAÇOS

Authors

  • Yago Façanha de Sousa Mota Universidade Federal do Ceará
  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Glycia Silva de Souza Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Aline Amorim Lobo
  • Talita da Silva Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n16.33561

Keywords:

Diálogos. Cultura. Contemporaneidade. Inclusão Social.

Abstract

Este trabalho possui o objetivo de apresentar o projeto de Extensão Diálogos em Psicologia, vinculado ao Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade, coordenado pela Profa. Dra. Jurema Barros Dantas do Departamento de Psicologia. O Diálogos em Psicologia é voltado para a discussão das questões do contemporâneo, com problematização e troca de saberes entre os vários olhares das práticas psicológicas por meio, sobretudo, do necessário debate interdisciplinar e multiprofissional acerca dos diversos temas emblemáticos de nossa época. O projeto se inciou em 2015 com palestras realizadas, exclusivamente, no âmbito da UFC e se expandiu a partir de 2016 em parceria com uma escolada rede pública do ensino médio suas ações. Essa extensão do projeto foi intitulada Diálogos Itinerante como uma forma de marcar, declaradamente, a proposta de promoção de espaços de reflexão crítica sobre a interface entre o saber da psicologia e as questões da atualidade que, incluisve, são promovedoras de sofrimento psíquico Atualmente as atividades ocorrem por meio de ciclos de palestras mensais desenvolvidas ao longo do ano na UFC e neste espaço público educacional de Fortaleza. Essas ações são norteadas pelos temas gerais de pesquisa anual do laboratório, de modo a consolidar a vinculação entre ensino, pesquisa e extensão. No ano de 2018 a temática central vem sendo “Relações Amorosas”, compreendendo que o panorama da “Modernidade Líquida” atravessa o fenômeno do amar, assim como a própria configuração dos relacionamentos na atualidade. Ressalta-se a necessidade de fomentar tais práticas como inclusão social e difusão cultural, mantendo laços mais estreitos com a sociedade.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES)

References

BAUMAN, Z. Amor líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. Tradução de: Carlos Alberto Medeiros

EIDELWEIN, K. (2007). Psicologia social e serviço social: uma relação interdisciplinar na direção da produção de conhecimento. Revista Virtual Textos & Contextos, 8, 298-313.

GAMA, C. A. P. & KODA, M. Y. (2008). Psicologia comunitária e Programa de Saúde da Família: relato de uma experiência de estágio. Psicologia Ciência e Profissão, 28(2), 418-429.

LINS, R. N. O livro do amor, volume 1: da Pré-história à Renascença. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.

SILVA, J. V.; CORGOZINHO, J. P. Atuação do psicólogo, SUAS/CRAS e Psicologia Social Comunitária: possíveis articulações. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 23, p.12-21, 2011. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822011000400003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02/09/2018

Published

2018-12-27