GUARDIÕES DA SAÚDE NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v23.n1.61047

Keywords:

Materiais educativos e de divulgação, Infecções por Coronavírus, Prevenção de Doenças Transmissíveis, Saúde da criança

Abstract

O novo coronavírus possui alta transmissibilidade e exige a adoção de medidas preventivas para seu controle por parte de toda a população. A fim de promover o ensino e divulgação dessas medidas para o público infantil, é necessário o uso de estratégias lúdicas e criativas, como a história em quadrinhos. Neste sentido, este estudo tem como objetivo descrever a experiência na elaboração de uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação de medidas preventivas da Covid-19 às crianças. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Este resulta da experiência de membros do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde – Interprofissionalidade na elaboração de um material a partir da problematização da realidade pelo Arco de Maguerez, considerando os pressupostos da teoria Sociointeracional e da Freiriana. A história em quadrinhos “Guardiões da saúde no combate ao coronavírus” conta com seis personagens e dois episódios, os quais abordam os principais conceitos acerca da doença e as principais medidas de prevenção. O material expõe a informação de forma lúdica e instigante a fim de promover os cuidados em saúde diante da pandemia. Essa experiência de extensão oportunizou a elaboração de uma tecnologia em saúde sob a práxis interprofissional, conectada à realidade imposta neste momento e alicerçada nos serviços e na comunidade, fundamental para o aprendizado colaborativo dos envolvidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente da UFMT, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, MT, BR. E-mail: bruhinnah@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6652-593X

Caroline Lima Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente na Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem. Cuiabá, MT, BR. E-mail: carolinefonseca99@gmail.com. ORCID: 0000-0001-5974-4328

Henrique Neves Borges Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes. Cuiabá, MT, BR. E-mail: henriquennb@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3258-232X

Bárbara Carolina Herani Lima , Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição. Cuiabá, MT, BR. E-mail: barbaraherani@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3626-2187

Larissa de Almeida Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição. Cuiabá, MT, BR. E-mail: larissacosta1212@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7751-1931

Marcus Vinícius Mizoguchi , Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física. Cuiabá, MT, BR. E-mail: marcusmaringa@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7680-4393

Published

2022-09-23