VALORES E EDUCAÇÃO POPULAR NA ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR

Autores

  • André Aghasi Vasconcelos
  • Marina Brasil Gradvohl Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n13.19707

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO POPULAR, ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA, DIREITO À MORADIA

Resumo

A educação popular é elemento indissociável da prática da AJUP, pois inverte a concepção padrão de produção de conhecimentos e possibilita uma coletividade que constrói conhecimentos dialeticamente. O CAJU, Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular, é um projeto de extensão que tem essa prática como fundamental a sua atuação. Assim, a educação popular como prática de AJUP objetiva disseminar o saber jurídico e facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre os sujeitos. Guiados por Paulo Freire, com trabalho de base e caráter pedagógico das AJUPs, valores de coletividade são estimulados para desconstruir a atual estrutura social, buscando fomentar outra aberta à construção coletiva, ao mesmo tempo em que muito se aprende com os agentes das comunidades e suas vivências. Desse modo, foi possível alcançar resultados importantes tanto para os integrantes do Centro como para nossos parceiros, já que os espaços trabalhados foram produtivos e contribuíram para a vontade de luta geral.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Aghasi Vasconcelos

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Voluntário da ação extensionista Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular - CAJU.

Marina Brasil Gradvohl, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da ação extensionista Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular - CAJU.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais