Praça padre cícero: território de apropriação em juazeiro do norte, ceará
Palavras-chave:
Juazeiro do Norte, Território, Praça Padre Cícero.Resumo
O presente artigo objetiva entender como ocorre a apropriação territorial da Praça Padre Cícero (localizada na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará) a partir da experiência dos camelôs que trabalham neste espaço e dele provêm seus sustentos. A ênfase será dada ao uso comercial do local, durante os anos de 2012 e 2013. Para efeito de análise, buscou-se abordar o conceito de território, apoiando-se, sobretudo, em autores como Rogério Haesbaert (2007). A metodologia utilizada consistiu-se em uma revisão de literatura de alguns dos principais autores que trabalham com os conceitos de território e centralidade, bem como da realização da observação no campo de pesquisa. Nesta investigação foram utilizados como recursos metodológicos fotografias, imagens retiradas do Google Street View e entrevistas abertas com os camelôs e ambulantes que trabalham na Praça Padre Cícero.Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
\b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
\c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
\

