Expansão urbana de boa vista (rr) e os reflexos sobre a desigualdade socioespacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i18.637

Palavras-chave:

Boa Vista, Desigualdade socioespacial., Espaço urbano, Expansão urbana, Desigualdade Socioespacial

Resumo

O artigo discute a expansão urbana de Boa Vista e seus reflexos sobre a desigualdade socioespacial. Única capital brasileira acima da linha do equador, no estado mais setentrional do país, Boa Vista mais que quadruplicou sua população nas últimas décadas, especialmente a partir do reconhecimento de Roraima como estado pela Constituição Federal de 1988 e hoje concentra mais de 63% de toda a população desta unidade da federação. De abordagem mista, natureza descritiva e elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e documental, o estudo revela que a rápida expansão urbana de Boa Vista alterou significativamente, além do modelo espacial da cidade, o meio ambiente e as relações sociais que nele se estabelecem e que, embora o município tenha apresentado melhoras nos índices de vulnerabilidade social, aprofundam-se as desigualdades socioespaciais.

Biografia do Autor

  • Janaine Voltolini de Oliveira, Universidade Estadual de Roraima

    Professora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • Maria Clélia Lustosa Costa, Universidade Federal do Ceará

    Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do núcleo Fortaleza da Rede Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática (INCT).

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Expansão urbana de boa vista (rr) e os reflexos sobre a desigualdade socioespacial. (2018). Geosaberes, 9(18), 1-18. https://doi.org/10.26895/geosaberes.v9i18.637