OS CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: ANALISANDO OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26895/geosaberes.v11i0.994

Palavras-chave:

Ensino Fundamental I, Base Nacional Comum Curricular, Educação Básica

Resumo

No Ensino Fundamental brasileiro, os conteúdos de geociências estão distribuídos, sobretudo, nas disciplinas de Ciências e Geografia. Porém há um maior enfoque destes somente a partir do Ensino Fundamental II. Buscou-se, então, mapear os conteúdos de geociências nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental I (EFI), utilizados no município de Natal/RN, para avaliar sua presença neste ciclo do ensino. Os conteúdos foram identificados e quantificados por meio da contagem de incrementos de ¼ de páginas. A quantificação dos conteúdos considerou as Unidades Temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam presença de conteúdos de geociências nos livros do 1º ao 5º ano, mais concentrados a partir do 3º ano, com destaque para o 4º ano do EFI. Identificou ainda o tema paisagem como um dos eixos estruturantes para o ensino dos conteúdos geocientíficos.

Biografia do Autor

  • Cláudia Patrícia Araújo e Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

  • Raquel Franco de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

    Professora titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: ANALISANDO OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2020). Geosaberes, 11, 640-655. https://doi.org/10.26895/geosaberes.v11i0.994