EVENTOS DE CHUVAS EXTREMAS ASSOCIADOS AOS RISCOS DE INUNDAÇÕES E DE ALAGAMENTOS EM ARACAJU, SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.26895/geosaberes.v12i0.1089Palavras-chave:
Chuvas extremas, Alagamentos, Inundações, Riscos, AracajuResumo
O crescimento urbano caótico tem propiciado a existência de cenários de riscos provocados, dentre outros, por fatores de ordem climática. Em Aracaju, capital do estado de Sergipe, nordeste do Brasil, esta realidade parece não destoar dos demais municípios brasileiros de médio e grande porte atingidos pelos eventos de chuvas extremas. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar a ocorrência de eventos de chuva e suas relações com inundações e alagamentos na área urbana aracajuana. Com o tratamento de dados históricos coletados junto à estação meteorológica oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), dados da Defesa Civil Municipal e dos registros jornalísticos da imprensa local, foi possível observar, sob a ótica sistêmica, como a dinâmica de produção do espaço urbano da cidade tem refletido em desdobramentos socioambientais por desconsiderar a sazonalidade dos eventos de chuvas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
\b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
\c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
\

