CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA LEITURA NAS AULAS DE ESPANHOL

Autores

  • Elzimar Costa UFMG

Palavras-chave:

Texto, compreensão leitora, ensino de E/LE

Resumo

O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-13

Como Citar

Goettenauer de Marins Costa, E. (2021). CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA LEITURA NAS AULAS DE ESPANHOL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 1(1), 32–49. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71211