LA ORALIDAD EN LAS CLASES DE ESPAÑOL EN LA ENSEÑANZA MEDIA BRASILEÑA:
hallazgos tras una revisión integradora
Palavras-chave:
Oralidad Lengua española enseñanza mediaResumo
Este estudo tem como objetivo verificar a presença da oralidade nas aulas de espanhol no ensino médio brasileiro. Como suporte teórico apoiamo-nos em autores como Núñez Delgado (2011), Pinilla Gómez (2004), Cassany, Luna e Sanz (2003) e Moreno Fernández (2002) para tratar de aspectos relacionados à oralidade. Metodologicamente, se trata de uma revisão sistemática da literatura do tipo revisão integrativa (Botelho; Cunha; Macedo, 2011). Esta permite reunir, analisar e resumir os estudos disponíveis, trazendo contribuições valiosas para a prática pedagógica, por um lado, e para a identificação de lacunas de pesquisa, por outro. Selecionamos, ao final, 3 artigos e outros 4 trabalhos de investigação, obtidos por meio de indexadores como Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados encontrados indicam que a oralidade ainda não ocupa um espaço suficientemente significativo nas aulas de E/LE no contexto escolar brasileiro. No entanto, nossa revisão permite determinar que é possível trabalhar a oralidade neste contexto, desde que haja um planejamento específico dos objetivos e atividades para este fim, além de uma formação docente adequada para elaborar e implementar essas ações.