LA ORALIDAD EN LAS CLASES DE ESPAÑOL EN LA ENSEÑANZA MEDIA BRASILEÑA:

hallazgos tras una revisión integradora

Autores

  • Natanael Cavalcante da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Letícia Souza e Souza Universidade Federal do Ceará
  • María Pilar Nuñez Delgado Universidad de Granada

Palavras-chave:

Oralidad Lengua española enseñanza media

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a presença da oralidade nas aulas de espanhol no ensino médio brasileiro. Como suporte teórico apoiamo-nos em autores como Núñez Delgado (2011), Pinilla Gómez (2004), Cassany, Luna e Sanz (2003) e Moreno Fernández (2002) para tratar de aspectos relacionados à oralidade. Metodologicamente, se trata de uma revisão sistemática da literatura do tipo revisão integrativa (Botelho; Cunha; Macedo, 2011). Esta permite reunir, analisar e resumir os estudos disponíveis, trazendo contribuições valiosas para a prática pedagógica, por um lado, e para a identificação de lacunas de pesquisa, por outro. Selecionamos, ao final, 3 artigos e outros 4 trabalhos de investigação, obtidos por meio de indexadores como Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados encontrados indicam que a oralidade ainda não ocupa um espaço suficientemente significativo nas aulas de E/LE no contexto escolar brasileiro. No entanto, nossa revisão permite determinar que é possível trabalhar a oralidade neste contexto, desde que haja um planejamento específico dos objetivos e atividades para este fim, além de uma formação docente adequada para elaborar e implementar essas ações.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Cavalcante da Silva, N., Souza e Souza, L., & Nuñez Delgado, M. P. (2025). LA ORALIDAD EN LAS CLASES DE ESPAÑOL EN LA ENSEÑANZA MEDIA BRASILEÑA: : hallazgos tras una revisión integradora. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 13. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/95776

Edição

Seção

ARTIGOS EM TEMÁTICA LIVRE