Título Padrão
Un estudio sobre la extensión en el IFCE campus Crato1
Palavras-chave:
Extensão, Ensino de Espanhol, Eventos CulturaisResumo
Este estudo analisa como as atividades de extensão podem complementar o ensino de espanhol em um contexto onde sua oferta é limitada e seu enfoque é instrumental. Investigou se o impacto dos eventos culturais organizados pelo curso de Letras do IFCE Campus Crato na percepção e formação dos estudantes sobre a língua e a cultura hispânica. Com uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas, questionários e observação participante, abrangendo estudantes do ensino médio e superior, além de professores e coordenadores de extensão. A análise centrou-se na influência dessas atividades no interesse pelo aprendizado do espanhol, no enriquecimento cultural e no desenvolvimento acadêmico dos participantes. Os resultados indicaram que os eventos culturais fortaleceram a valorização da língua espanhola e de diversas manifestações culturais, como literatura, música e gastronomia. Também fomentaram o interesse em aprender o idioma, destacando-se como uma experiência motivadora em um contexto no qual o espanhol é ofertado apenas no terceiro ano do ensino médio. O estudo conclui que a integração de práticas culturais no ensino do espanhol contribui para o desenvolvimento acadêmico e para uma visão crítica e intercultural. A discussão baseou-se no Manual da Extensão do IFCE (2016) e em aportes teóricos de Freire (1983), Sousa (2010), Moreno Fernández (2004), entre outros, que enfatizam a relação entre língua e cultura e a importância de abordagens pedagógicas críticas.