LEITURA EM TELA E ENSINO DE LÍNGUAS: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DIGITAL

Autores

  • Universidade do Estado do Rio grande do Norte-UERN
  • Universidade do Estado do Rio grande do Norte-UERN

Palavras-chave:

Leitura em tela;, Compreensão leitora digital;, Ensino de língua espanhola.

Resumo

No estudo em questão, analisamos, com base em uma revisão de literatura, as estratégias e os desafios associados à leitura em tela no ensino de língua espanhola, com foco na formação de habilidades de compreensão leitora digital. Exploramos a interação entre leitores e textos digitais, destacando a influência de elementos como interatividade, multimodalidade e distrações online no processo de compreensão. Identificamos também práticas pedagógicas que podem ser implementadas para potencializar a leitura em tela no contexto do ensino de línguas. Nesse contexto, na presente investigação, temos como objetivo principal analisar como a leitura em tela pode ser utilizada para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino de língua espanhola. Especificamente, buscamos: I) revisar as estratégias existentes para a promoção da leitura digital; II) explorar os efeitos da multimodalidade e da interatividade na construção de sentidos; e III) propor recomendações para a integração de recursos digitais no ensino de espanhol. Nossa análise é de base qualitativa, fundamentada nos estudos de Solé (1998), Corso (2012), Coscarelli (2020), Wolf (2019) e Lacerda e Sousa (2021), os quais contribuem para o entendimento sobre estratégias de leitura, o papel das tecnologias no desenvolvimento de habilidades cognitivas e o uso de recursos digitais no ensino de línguas. Entre os principais resultados, evidenciamos que a interação com textos digitais requer o desenvolvimento de competências específicas e adaptadas à era digital

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

CARVALHO, T. L. de, & SILVA, M. Z. da. (2025). LEITURA EM TELA E ENSINO DE LÍNGUAS: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DIGITAL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 13. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/95990