El USO DEL CHAT GPT EN EL APRENDIZAJE DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE):

Un Estudio Bibliográfico1

Autores

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Ceará - Campus Crato (IFCE)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Ceará - Campus Crato (IFCE)

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Aprendizagem de ele, Metodologias ativas

Resumo

Este trabalho analisa o impacto do uso da inteligência artificial, especificamente do Chat GPT, no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) no curso de Letras do IFCE - Campus Crato. A pesquisa explora como essa tecnologia contribui para novas metodologias pedagógicas, facilitando e personalizando a aprendizagem. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que inclui documentos-chave, como o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR, 2001) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), que destacam a importância de metodologias ativas e digitais. Também são consideradas as diretrizes da UNESCO (2021) sobre o uso ético da IA na educação, enfatizando que ferramentas como o Chat GPT devem ser complementares e não substituir o trabalho docente. O estudo aborda metodologias ativas apoiadas por especialistas como a IATEFL (2018), que promovem o uso da tecnologia para enriquecer o ensino. Além disso, são analisadas pesquisas recentes (Souza, 2024; Ferrão, 2024; de Oliveira, 2019; Paiva, 2019) sobre o impacto da IA no ensino de línguas, evidenciando sua contribuição para a personalização da aprendizagem e para a criação de estratégias interativas. Conclui-se que o uso do Chat GPT no ensino de ELE pode ser benéfico, desde que empregado de maneira ética e responsável, alinhado a princípios pedagógicos que favoreçam uma aprendizagem integral e equilibrada.

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

SILVA, A. C. M., & JUNIOR, P. S. dos S. (2025). El USO DEL CHAT GPT EN EL APRENDIZAJE DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE):: Un Estudio Bibliográfico1. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 13. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/96022