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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v7i00.62475

Palabras clave:

Catalogação, Biblivre, Pandemia do Coronavírus

Resumen

O presente artigo relata experiência da prática em projeto participante do edital de Bolsa de Iniciação Acadêmica na Universidade Federal do Ceará, de abril de 2020 a março de 2021. Com o intuito de viabilizar os trabalhos durante o distanciamento social, realizou-se análise de cinco softwares para catalogação de acervo: Elysio, Koha, Librarything, Minibiblio e o Biblivre. Essa avaliação objetivou preparar o trabalho da catalogação do acervo da sala dos professores da referida instituição de ensino superior, composto por cerca de 700 itens, visto que as medidas sanitárias impostas pelo Coronavírus impossibilitaram a catalogação.  Outro trabalho realizado foi a digitação, a partir de lista resultante de uma anterior organização da coleção, dos metadados dos itens do acervo em uma planilha Google para uso futuro. Essas atividades tiveram o intuito de possibilitar aos bolsistas o prosseguimento, na modalidade remota, dos trabalhos previstos mesmo durante o distanciamento social. Após avaliação dos softwares, foi escolhido o programa Biblivre, com o qual os dados serão cadastrados após o retorno às atividades presenciais. Essa escolha está baseada na sua facilidade de instalação e utilização para uma catalogação automatizada.  Por fim, apresentamos a interface do referido software assim como comentaremos sobre as suas possibilidades.

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Biografía del autor/a

, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras Português- Alemão e Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da Casa de Cultura Alemã (CCA), da mesma Universidade. Atualmente é bolsista de Iniciação Acadêmica nas práticas de gestão de acervo bibliográfico, da CCA.

, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista na Divisão de Arquivo (DIARQ) da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da UFC. Atualmente é bolsista de Iniciação Acadêmica nas práticas de gestão de acervo bibliográfico da Casa de Cultura Alemã (CCA).

, Universidade Federal do Ceará

Doutora pelo Programa da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e mestre pelo mesmo programa. Especialista em aquisição e ensino de línguas estrangeiras. Docente da Casa de Cultura Alemã da UFC.

 

Citas

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Softwares de automação de acervo citados

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Publicado

2022-03-31

Cómo citar

SIPRIANO, Flaviana da Silva; LIMA JÚNIOR, José Edimar Batista de; PEREIRA, Rogéria Costa. Título Padrão. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–17, 2022. DOI: 10.36517/ip.v7i00.62475. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/62475. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Relatos de Experiência

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