Mediação da informação e mediação cultural no contexto da cultura nerd, geek e pop

Autores

  • Denise Marques Rodrigues Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9842-5757
  • Lidia Eugenia Cavalcante Lima Universidade Federal do Ceará
  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v7i00.81156

Palavras-chave:

Mediação da Informação., Mediação Cultural., Cultura nerd, geek e pop., Mês Geek.

Resumo

Apresenta as contribuições do Sistema de Bibliotecas da Rede Cuca (Fortaleza/Ceará) no contexto da mediação da informação e da mediação cultural por meio da promoção e realização do Mês Geek, um evento que visa despertar no público jovem o interesse por cultura e informação. Busca refletir sobre a influência causada pela cultura nerd, geek e pop sobre o seu público consumidor, caracterizado, em sua grande maioria, por jovens. Analisa as estratégias utilizadas pelos promotores do evento no que tange à apropriação de saberes de um tipo de cultura que geralmente só atingem às classes mais favorecidas economicamente. Em relação à metodologia, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de caráter exploratório, através de análise quali-quantitativa de dados obtidos por meio das edições do Mês Geek, de 2017 a 2021 e de entrevista realizada com as bibliotecárias e demais membros das equipes promotoras. Conclui-se que, através do universo cultural apresentado pelo Mês Geek, percebe-se a importância da mediação da informação e da mediação cultural, que abrem caminhos para a produção, circulação e apropriação de saberes por parte dos sujeitos, intensificando a luta e contribuição para uma sociedade menos desigual, que perceba informação e cultura como direitos sociais e humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Marques Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Gradução em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (PPGCI-UFC). Especialização em Administração Estratégica de Arquivos pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente exerce a função de Bibliotecária no Instituto Cuca, instituição pertencente à Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza - CE e é membro do Corpo Editorial da Editora InVivo.

  • Lidia Eugenia Cavalcante Lima, Universidade Federal do Ceará

    Professora titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

  • Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP,Brasil. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Brasil.

Referências

ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis, punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, 1994.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-03, jan./dez. 2009.

CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “o menino que descobriu o vento” RDBCI: Rev. Dig. Bibliotec e Ci. Info. / RDBCI: Dig. J. of Lib. and Info. Sci., Campinas, SP, v.18, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8658838. Acesso em: 17 jan. 2022.

CANAL JUVENTUDE. Rede Cuca. Fortaleza: Rede Cuca, 2021. Disponível em:

https://juventude.fortaleza.ce.gov.br/rede-cuca. Acesso em: 20 dez. 2021.

CARDOSO, Ana Maria Pereira. Retomando possibilidades conceituais: uma contribuição à sistematização do campo da informação social. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 107-114, jul./dez. 1994. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/13062. Acesso em: 14 jan. 2022.

CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social, solidária e desenvolvimento local. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/18304/1/2014_eve_lecavalcante.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

FEITOSA, Luiz Tadeu. Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Inf. Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./jun. 2016 Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/54216. Acesso em: 11 jan. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

NUNES, Jefferson Veras; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Por uma epistéme mediacional na ciência da informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.10, n.2 , ago./dez. 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e dotrabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

VARGAS, Herom. ROCHA, Anderson. Cultura nerd como semiosfera: uma proposta de entendimento. Revista Comunicação & Inovação, v. 20, n. 44, 2019.Disponível: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6230. Acesso em 18 jan. 2022.

YOKOTE, Guilherme Kazuo Lopes. O mundo dos nerds: imagens, consumo e interação. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-19052015-133604/pt-br.php . Acesso: 29 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

Mediação da informação e mediação cultural no contexto da cultura nerd, geek e pop. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–19, 2022. DOI: 10.36517/ip.v7i00.81156. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/81156. Acesso em: 10 fev. 2026.